Curso com certificado!

sábado, 7 de janeiro de 2017

Mais antigo exemplar da Bíblia ilustrada está na Etiópia


Os Evangelhos de Garima são datados entre 330 e 650 (Foto: Reprodução).
A cópia mais antiga ilustrada da Bíblia é conhecida como os “Evangelhos de Garima”. Há séculos eles estão guardados em um monastério remoto no norte da Etiópia. Eles receberam esse nome por que, segundo a tradição, foram copiados manualmente pelo monge Abade Garima.

Segundo especialistas britânicos, o manuscrito por muito tempo foi tratado como uma relíquia do século XI. Contudo, exames mais precisos e mais rigorosos pelo método do carbono 14 indicam que sua origem está entre os anos 330 e 650.

Relatos históricos dão conta que Garima chegou à Etiópia no ano 494, vindo de Constantinopla, atual Istambul. Ele teria copiado os Evangelhos sobre peles de cabra em apenas alguns dias. O registro foi em língua semítica, comum em parte da Etiópia desde o século III, mas que desapareceu como língua falada no século XIV. Como língua literária, sobrevive até hoje.

Além do texto bíblico, as páginas são ricamente ilustradas, com figuras dos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João. Os especialistas dizem que os manuscritos foram compilados em dois volumes, com estilos diferentes.

O diferencial dos Evangelhos de Garima de outros códices conhecidos da mesma época, é que eles foram mantidos por séculos no mosteiro, em um local seco e protegido da luz. Isso permitiu a preservação e manutenção da intensidade de todas as suas cores.

Evangelista Marcos retratado por Garima (Foto: Reprodução).

Guardados pela Igreja Ortodoxa Etíope, eles fazem parte de uma tradição milenar. O país sofreu muitas invasões e o monastério foi parcialmente destruído por um incêndio em 1930. Mesmo assim, continuaram preservados.

A trajetória da Etiópia é diferente de todos os países vizinhos, pois foi o único a não se tornar islâmico. Os ortodoxos etíopes garantem que seu país é “escolhido” pois seria o guardião da arca da aliança, para onde foi levada por judeus e permanece guardada na capela de cidade de Aksum, numa igreja cercada de mistérios.

Com informações Aleteia

0 comentários:

Postar um comentário