Curso com certificado!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LAGOA NOVA DÁ O ÚLTIMO ADEUS A LUÍS TENENTE

Luís Bezerra, aos 91 anos de idade (Arquivo: O Jornal da Serra).

Lagoanovenses dão o último adeus ao ex-vereador  Luís Bezerra (Foto: O Jornal da Sera).

Familiares e amigos, prestam homenagens e se despedem do ex-vereador (Foto: O Jornal da Serra).

Missa de corpo presente, na matriz de São Francisco de Assis (Foto: O Jornal da
Serra).

Bandeira do município de Lagoa Nova/RN, em  meio mastro, em honra ao ex-vereador (Foto: O Jornal da Serra).

Por Eliabe Alves

No fim da tarde desta segunda-feira (25), após velório na antiga residência da família e missa, com bandeira do município de Lagoa Nova/RN a meio mastro, na Matriz de São Francisco de Assis, o corpo do ex-vereador Luís Bezerra da Silva, foi conduzido para o sepultamento no cemitério Padre Cícero. Luís, faleceu no alto de 93 anos de idade, depois de 55 dias de internação hospitalar, vitima do agravamento de doenças, provocadas pelo Alzheimer, contra o qual lutava havia alguns anos.



Na diplomação de vereadores, da década de setenta, Luís Bezerra é o terceiro, da esquerda para a direita (Foto: Arquivo Municipal).


Luís Bezerra ou “Luís Tenente”, como era mais conhecido na cidade, era agricultor, comerciante e, para não fugir a tradição familiar, nos idos de (1964-1968), integrou fileira política, entre os que compuseram a primeira legislatura na câmara de vereadores local. Uma vez que, à época, o município acabara de conquistar sua emancipação política, Francisco Jerônimo, assumia como primeiro prefeito do lugar. Vale salientar que, na juventude, Luís, também serviu ao Exercito Brasileiro e participou do tiro de guerra.

Entre (1969-1973), já na gestão do cunhado João Luís, segundo prefeito lagoanovense, Luís Tenente exerceu o segundo mandato no parlamento local. No entanto, a presença da família na vida pública não parou por ai. O filho médico Arimatéa Bezerra, chegou a disputar a prefeitura lagoanovense. Seu outro filho, João da Mata, é o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e a filha Noêmia foi Secretária Municipal de Educação e Desportos.

Membros da Congregação Mariana de Lagoa Nova, Luís Bezerra, é o primeiro sentado, à esquerda (Foto: Arquivo Municipal).



Segundo da direita para a esquerda, vereador Luís Bezerra, participa de ato público lagoanovense (Foto: Arquivo Municipal).

Luís Bezerra era casado com angelita Félix Bezerra, de (91) anos, uma das professoras pioneiras em Lagoa Nova, com quem construiu família numerosa, composta por 10 filhos, sendo que todos conseguiram galgar formação universitária. Deixou muitos netos e alguns bisnetos.

Embora não tenha prosseguido no exercício da vida pública, política corria na veia de Luís, posto  que, as lutas eleitorais já era uma tradição na família. O seu avó paterno, Francisco Bezerra de Medeiros “Chico Tenente”, fazendeiro curraisnovense, de patente comprada, no limiar do século XIX já integrava a Intendência municipal de Currais Novos/RN. Francisco Bezerra era primo do Governador José Augusto Bezerra de Medeiros e filho do Cap. Luiz de Medeiros Galvão. Mais tarde seu tio Antônio Eduardo Bezerra o “Tonheca Tenente”, udenista, se elegeria para vereança curraisnovense por mandatos consecutivos. O primo Cabo Bezerra, também foi vereador, presidente da câmara municipal  e vice- prefeito curraisnovense.

Apesar de ter saído de berço nobre, a família de seu Luís Tenente, enfrentou sérios percalços. No inicio do século XX, Joaquim Tenente, seu pai, se enamorou com uma moça morena, contrariando o ranço preconceituoso e a mão pesada do coronelismo, isso, foi o suficiente para Chico Tenente, que exercia a força do mando, na casa grande da Fazenda Serrota Preta,  deserdar o filho com a noiva Júlia, que depois, faziam fogueiras no mato, para afugentar as onças e proteger os filhos pequenos que lhes nasceram, fato verídico, atestado pelos descendentes. Depois de anos no sítio Butijo, zona rural de Currais Novos. No sertão central potiguar, Joaquim Tenente chegou a ser delegado de polícia, poucos anos depois, fixaram residência definitiva no município de Lagoa Nova.


O avô Francisco Bezerra de Medeiros (Chico Tenente). 20/09/1863 - 29/12/1926. Filho do Cap. Luiz de Medeiros Galvão.


O tio Antônio Eduardo Bezerra o “Tonheca Tenente”, udenista, foi eleito para vereança curraisnovense, em mandatos consecutivos.




Depoimentos:


“Papai criou uma família grande, de dez filhos, tendo como princípio a lei de Deus. Mesmo não tendo o primeiro grau completo, colocou como meta: formar os dez filhos”

José de Arimatéa  Bezerra – Médico
                     (Filho)

“ Papai, foi um homem integro na condução do trabalho e da família. E, com esta mesma postura, estabeleceu relações com as pessoas da cidade, isso fez com que, ele se tornasse uma pessoa de respeito na cidade”

Ângela Bezerra-Jornalista
(Filha)

“Foi um homem feliz, criou  todos os filhos com as condições que eram permissíveis. Ensinando as maiores virtudes de um homem ser honesto e trabalhador”


Jarbas Bezerra-Comerciante

(Filho)

Luís Bezerra,  ladeado ao lado da  esposa  e quase todos os filhos e filhas (Foto: Noêmia Bezerra).



































































































































































































































































0 comentários:

Postar um comentário